“O barro toma a forma
Que você quiser
Você nem sabe
Está fazendo
Apenas
O que o barro quer.”

Paulo Leminsk

O barro tem a natureza primitiva por agregar os quatro elementos: o ar, o fogo, a terra e a água. “A argila ressecada precisa de água para tornar-se plástica e flexível e o calor das mãos irá moldar uma forma cuja permanência necessitará da utilização do fogo que devolverá o ar à atmosfera. Os quatro elementos unidos nos fazem retornar ao primitivo e as forças da mãe terra.

Para a MADE de 2019, a idéia foi apresentar uma coleção feita em barro como material principal, evocando seus símbolos e características físicas. O material possui propriedades térmicas, seu toque é macio quando bem trabalhado e simboliza a conexão com a terra, essência, natureza, aconchego e ancestralidade. Buscou-se também a valorização do trabalho feito a mão e com estimulo da economia local.

Foram desenvolvidas 9 peças: 3 vasos, 3 mesas, um suporte de planta de piso e duas luminárias.  Foram utilizados 3 tipos de argila para a confecção da massa: vermelha, branca e uma arenosa, todas extraídas na cidade de Canelinha – SC, onde se encontra uma argila ótima qualidade para a confecção de objetos. Elas foram executadas numa olaria familiar local e o processo de produção é totalmente artesanal, feitas em torno manual com queima em forno a 800 graus. As formas escolhidas são puras e arredondadas (trazidas pelo próprio processo de produção) em composições que remetem à relação equilíbrio – desiquilíbrio. O contraste vem na mistura do acabamento fosco (natural) e brilho (verniz a base de água). A coleção será uma série limitada de 10 unidades por peça.

São Paulo, 2019.